HISTÓRIA

A Associação Jaibense de Apoio ao Menor doravante AJAM, constituída em 27 de maio de 1999 é uma organização da sociedade civil – OSC, com personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos, tem duração por tempo indeterminado, com sede na cidade de Jaíba, estado de Minas Gerais, e Foro na Comarca de Jaíba-MG, foi fundada pelo Padre José Carlos Lima Pinto com o apoio de diversos agentes comunitários, com a missão de atuar na garantia de direitos da criança e do adolescente, através da promoção de atividades diversas que lhes proporcione melhores condições de vida… Por meio do Projeto Vida, em parceria com o poder público local, acolhe diariamente em média 200 crianças e adolescentes com idade entre seis e dezesseis anos.

O Projeto Vida proporciona o acesso a palestras diversas, oficinas de artesanatos, música, violão, informática, tarefa e reforço escolar, dança, literária e educação física com diferentes modalidades esportivas. Também oferece duas refeições diárias, transporte, cuidados básicos de saúde e oportunidade de lazer dentro e fora do ambiente da entidade para todos os beneficiários. A entidade oferece Curso de Produção, Gestão e Vendas de Produtos de Panificação e Confeitaria por meio de elaboração de projetos para esse fim. Todos os serviços ofertados são gratuitos. Para manter suas ações, a AJAM conta com convênios públicos, doações da comunidade, receitas de pequenos eventos e da padaria do Projeto Vida. Através das ações sociais, interage com os Conselhos de Direito, as polícias Militar, Civil, escolas e demais órgãos gestores de políticas públicas, investindo na melhoria das relações interpessoais dos beneficiários, sendo parceira direta e efetiva das Escolas.

A Entidade alcançou bons resultados, sendo reconhecida pelo Prêmio Itaú-UNICEF, que a certificou em 2009, 2011, 2013 e em 2015 foi classificada pra concorrer o prêmio nacional entre as melhores entidades na avaliação do Prêmio Itaú-UNICEF no desempenho das suas ações na contribuição da educação integral no Brasil. O “GREENMEETING Executive Fórum – Prêmio Verde das Américas” em 2016 certificou a entidade pelo seu trabalho comprometido com as questões socioambientais na comunidade jaibense.

A entidade realiza anualmente o Concerto Natalino, no mês de dezembro, mostrando resultados das oficinas de música e violão, envolvendo os beneficiários, suas famílias e toda comunidade. Desde 2016 realiza juntamente com a escola parceira E. E. Profª. Clara Menezes Dias o Passeio Ciclístico Ecológico divulgando ações de preservação, com palestras e distribuição de mudas diversas. Foi certificada pelo CDL/SEBRAE por participar da I e II Feira do Empreendedor em 2018 e 2019 mostrando os trabalhos realizados na oficina de artesanato. O Programa Ambev VOA no ano de 2019 certificou a entidade por concluir esse programa de mentoria e capacitação em gestão para que seja aplicado o conhecimento adquirido na rotina da entidade, evoluindo no número de beneficiários.

Além da qualidade das atividades ofertadas, da capacidade de mobilização comunitária, sobretudo articulação entre Escola, família e sociedade, pela garantia de direitos da criança e do adolescente, fatores como gestão, transparência e envolvimento com as questões ambientais foram considerados pelos diversos avaliadores, por meio de análise documental e visitas técnicas, para que a AJAM fosse premiada e ganhasse o reconhecimento público pelo seu trabalho. Sua direção é composta por voluntários da comunidade e cinco freiras missionárias da Congregação Servas da Visitação.

Veja a nossa Linha do Tempo!